Intervenções junto a adultos jovens em situação de sofrimento psíquico.
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.248.pp43-47Palavras-chave:
Adultos jovens, Auto – estima, Educação física, Enfermagem, Substâncias psicoativasResumo
A Reforma psiquiátrica no Brasil é definida por Amarante ( 2011) como uma consequência natural de uma transformação da própria ciência, destacando-se que os serviços passaram a lidar com as pessoas e não mais com as doenças. Preconizada como fundamental, a presença de atividades profissionais são importantes para a melhoria dos diversos quadros clínicos existentes, com ênfase para os grupos populacionais em condição de maior vulnerabilidade. Com o objetivo intervir na situação de saúde mental de adultos jovens, foram desenvolvidas rodas de conversa, exposição de vídeos de curta duração e atividades físicas assim como brincadeiras adaptadas. 400 pessoas foram beneficiadas através de técnicas e metodologias transformadoras. O projeto de extensão aqui apresentado foi composto por ações que visaram aprimorar o conhecimento acadêmico, combinar saberes e levá-los até a sociedade de forma a beneficiar populações vulneráveis. Auxiliando numa melhor aproximação da Enfermagem e da Educação Física com a saúde mental, a partir da intervenção junto a indivíduos, o produto obtido foi uma colaboração para a melhoria da saúde física e mental e inserção social de jovens acometidos ou não por transtornos mentais diversos. Descritores: Adultos jovens, Auto – estima, Educação física, Enfermagem, Substâncias psicoativas.
Downloads
Referências
AMARANTE, P. Manicômio e loucura no final do século e do milênio. In: FERNANDES, M. I.; SCARCELLI, I. R.; COSTA, E. S. (Org.). Fim de século: ainda manicômios? .São Paulo: IPUSP, 2011.
GUIMARÃES, A. C., Rocha, G. B. D., Maciel, M. G., & Adão, K. do S. (2011). Pensando as Práticas de Intervenção dos Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 6(1) 149-154. Recuperado em 03 de julho, 2012.
SENAD: O Consumo de Álcool no Brasil entre 2006 e 2012 – disponível em www.inpad.org.br Acesso em 12 de Abril de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.