O enfermeiro mediante o conhecimento e promoção da saúde sexual dos adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v6n1.1.188.pp82-83Keywords:
Adolescente;, Enfermagem;, Saúde SexualAbstract
Introdução: A adolescência é caracterizada como o período de transição da infância para a idade adulta, compreendendo a faixa etária dos 11 aos 19 anos. Segundo o IBGE, em 2012 os adolescentes iniciavam as suas primeiras relações sexuais por volta dos 15 anos, deixando-os vulneráveis a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis. Objetivo: Refletir sobre o conhecimento dos adolescentes sobre saúde sexual e a importância do enfermeiro diante da promoção da saúde sexual dos mesmos. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, com busca na base de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, através dos descritores: ‘’adolescente’’, ‘’enfermagem’’ e ‘’saúde sexual’’. Utilizando artigos completos publicados entre 2016 e 2020, em português, inglês e espanhol. Resultados: Foi possível evidenciar que os adolescentes possuem um certo conhecimento sobre métodos contraceptivos, no entanto ainda existe um certo nível de deficiência no conhecimento por parte destes. Notou-se que existe interesse por parte dos adolescentes em receber informações a respeito da educação sexual, no entanto; existe uma falta de preparo por parte das escolas. Essa falta de conhecimento leva a uma preocupação relacionada à saúde sexual desses adolescentes. Considerações Finais: Nota-se que muitos adolescentes não possuem informações adequadas no que diz respeito à saúde sexual.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.