Conciliação e mediação no núcleo de prática jurídica da FCAP/UPE
DOI:
https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.243.pp19-22Palabras clave:
Conciliação, Mediação, Acesso, JustiçaResumen
O campo da chamada ‘Resolução Apropriada de Disputas’ (ou RADs) inclui uma série de métodos capazes de solucionar conflitos. O projeto de extensão tem por objetivo compreender os meios de resolução apropriada de disputas e aplicação destes como ampliação do acesso à justiça, junto ao Núcleo de Prática Jurídica da FCAP/UPE. O NPJ foi inaugurado em 23 de setembro de 2016. No segundo semestre deste mesmo ano, voltou a funcionar em 16 de agosto. Em todos os atendimentos foi feita a proposta de conciliação ou mediação conforme o fato jurídico exigia. Contudo, foi possível acordo entre as partes em 10 (dez) audiências de RADs, ou seja, a cada 3,2 atendidos no NPJ, 1 (um) foi solucionado com a utilização dos métodos da RADs. Considerando os números de acordos realizados, observa-se que o resultado, embora não seja expressivo, ainda assim é positivo, pois os 10 (dez) conflitos solucionados com a aplicação da RADs representam aproximadamente 43,5 % da totalidade dos atendimentos. Frente aos motivos que impossibilitaram a realização de acordos nas demais disputas, a aplicação dos métodos da RADs se mostra escolha predominante e quase absoluta entre os cidadãos.
Descargas
Citas
EVEDOVE, G. R. D. A efetividade do centro judiciário de solução de conflitos (cejusc) como acesso à justiça. Marília: Unimar, 2014. Disponível em: <http://www.unimar.br/pos/trabalhos/arquivos/83637D445D168B5F336360B27DD2437B.pdf> Acesso em 9 Ago. 2017.
PAZ, E. T. V. O; MELEU, M. Cejusc a efetivação cidadã do acesso a justiça. Revista Cidadania e Acesso à Justiça, Maranhão, v. 3, n. 2, p. 79 – 95, Jul/Dez. 2017.
RODRIGUES, M. F. P. A mediação e conciliação pré-processual como meio de prevenção e solução de conflitos: o papel do 3º centro judiciário de solução de conflitos e cidadania de Goiânia-GO. Goiânia, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
- COMPARTILHAR — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- ADAPTAR — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
-
ATRIBUIÇÃO — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- SEM RESTRIÇÕES ADICIONAIS — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.